imagem de pessoa fazendo manutenção na bike | Como fazer a manutenção da sua bike em casa?

Para manter a bike em perfeito estado, é preciso cuidar com carinho do seu veículo para trabalhar ou do seu equipamento para competir. E, cá entre nós, grande parte dos ciclistas gosta mesmo de colocar as mãos na graxa e encara a parte da oficina como um ótimo passatempo.

Por isso mesmo, separamos algumas dicas básicas sobre como fazer a manutenção da bike em casa, para a execução de pequenos ajustes após uma competição ou depois de uma trilha mais pesada. Tenha em mente que o importante é possuir as ferramentas adequadas para o trabalho!

Começando os trabalhos!

Para fazer a manutenção da sua bike em casa é essencial preparar um espaço para montar uma pequena oficina, com as ferramentas que são essenciais. A garagem ou o rancho são espaços perfeitos para isso!

Para não ficar comprando as ferramentas para bicicleta de forma desordenada, indicamos abaixo tudo o que é essencial para as suas primeiras empreitadas. Confira!

Chaves para fazer a manutenção da bike em casa

A chave de guarda-chuva de roda é necessária para conferir se a roda está alinhada, verificando se está empenada ou desalinhada, para ajustar a diferença de nível de forma correta.

Ter um kit de chaves para bike é essencial, com os modelos de chave de fenda, chave Phillips e chave Allen mais usados. O extrator de catraca ou cassete também será muito útil na sua oficina, já que a chave de cassete é especialmente indicada para arrumar as peças que têm encaixe estriado, já que a chave tem um acabamento que simula uma corrente. Assim, as engrenagens permanecem travadas durante a retirada da catraca.

Ainda no que se trata de chaves para fazer a manutenção da bike em casa, a chave de raios é bastante usada para reparar a Mountain Bike, já que as rodas desalinham com mais facilidade por causa das trilhas mais pesadas. A chave pode ser ajustada conforme o tamanho dos raios e niples. Se sua bike tem roda de carbono, preste atenção antes de comprar a sua chave de raios. É preciso verificar o tipo de niple, para não adquirir a chave errada.

Importância da bomba de suspensão na manutenção

Se você tem uma bike de suspensão dianteira, será necessário ter uma bomba de suspensão na sua oficina. Bicicletas com este sistema, que possuem suspensão a ar e amortecedores, acabam precisando da bomba.

E tem que investir mesmo, pois tentar calibrar a suspensão com a bomba comum pode estragar a bike, e o pior é que não funciona, nem perca seu tempo tentando!

E por falar em bomba e calibragem, ter uma bomba ar de pé também é essencial. Você pode alcançar 130 Psi na hora de calibrar o pneu da bike, sem ter que ir parar em um posto de gasolina. É ou não é uma mão na roda?

Para as correntes

Para saber se está na hora de trocar a corrente, use o medidor de desgaste. Assim, você vai conseguir perceber se a peça está muito desgastada e se já está na hora de trocar, o que pode exigir um grande investimento, já que o cassete e a catraca costumam ser substituídos juntos. O medidor já serve para verificar o desgaste de todos os componentes.

Apertar os parafusos com segurança

Na hora de fazer a manutenção da bike em casa, o torquímetro ajuda a apertar corretamente os parafusos da bicicleta, sem exagerar na força. Se você já observou as letras Nm (Newton) em algumas peças da bike, como canote e guidão, saiba que isso significa que existe um índice de torque, que deve ser respeitado. Se passar, a peça pode estourar. A ferramenta é ainda mais necessária para as bikes de fibra, que são mais delicadas.

Cuide do seu equipamento e viva muitas aventuras!

Deixe a manutenção da sua bike em dia e aproveite para agendar um pedal no Rio de Janeiro com a equipe da RioCycling! Entre em contato e saiba como pedalar pelas melhores rotas da Cidade Maravilhosa!

0

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *