Pedalar é um estilo de vida para muitas pessoas, uma paixão contagiante que traz uma sensação permanente de liberdade e conexão com a natureza, com as pessoas e com o mundo ao redor. O esporte tem crescido tanto no Brasil que diversas cidades e capitais vêm investindo em rotas turísticas para atender a este público específico, e é claro que o Rio de Janeiro não poderia ficar de fora.

Hoje, a Cidade Maravilhosa tem experiências incríveis para quem ama pedalar. A missão da RioCycling é justamente guiar esses turistas pelos melhores caminhos e rotas, com um serviço de alta qualidade e exclusivo que se preocupa com a segurança e a satisfação de todos.

Pensando exatamente no quesito segurança, um dos mais importantes a serem avaliados quando falamos de ciclismo, vale destacar os equipamentos que são essenciais para se levar em cada ride ou pedalada. Confira as dicas da equipe da RioCycling!

Os equipamentos essenciais para pedalar

Antes de sair para qualquer pedalada, independentemente do tamanho do percurso, é fundamental verificar o estado de conservação e a presença de cada equipamento essencial para pedalar. Veja tudo o que não pode faltar no pedal:

Caramanhola – A hidratação do ciclista é um item primordial para que o pedal seja agradável, saudável e seguro. Por isso, investir em uma caramanhola é essencial. O mercado especializado tem ótimos modelos feitos de alumínio e também garrafas térmicas que conservam a temperatura interna do líquido por mais tempo.

Bomba de Ar – Levar uma bomba também é essencial para um pedal seguro e sem imprevistos. O acessório vai servir para encher o pneu da bike em caso de algum problema durante o trajeto. Existem várias opções compactas e leves de bombas de ar, feitas de plástico e até de fibra de carbono.

Itens de segurança pessoal – Nenhum pedal é seguro sem que o ciclista esteja usando os itens básicos de proteção pessoal contra impactos e acidentes. Isso inclui a obrigatoriedade do capacete, da joelheira, da sapatilha, das luvas e do protetor de cotovelo.

Iluminação – Ao sair para pedalar, principalmente no período noturno, a iluminação tem um papel fundamental. Sempre tenha à disposição a iluminação traseira e dianteira da bike, que serve para indicar a sua presença na pista, e a iluminação específica para iluminar o trajeto e evitar acidentes.

Bolsas – As chamadas bolsas de selim são importantes para o ciclista, pois servem para acomodar e transportar documentos, acessórios e celular em segurança, sem atrapalhar o pedal.

Kit para Remendos – O kit básico para fazer remendos nos pneus deve conter o remendo apropriado, a cola, a lixa e a espátula. Com estes itens, é possível consertar temporariamente os danos do pneu até que se possa levar a bike para um borracheiro ou loja especializada.

Todos estes equipamentos essenciais para pedalar devem ser verificados no check-list do ciclista antes mesmo de iniciar o percurso. Caso um destes itens esteja faltando, a recomendação é conseguir o material antes de iniciar a pedalada. É sempre importante destacar que a segurança do ciclista deve estar em primeiro lugar em todas as ocasiões.

Pedale com a equipe da RioCycling!

Se você é apaixonado por pedal e está vindo para o Rio de Janeiro, fale com a equipe da RioCycling, empresa de ciclismo no Rio de Janeiro, e agende um pacote completo de hospitalidade, que inclui bike, traslado, hospedagem, turismo, fotografia, velódromo, gastronomia e seguro.

Entre em contato e saiba como contratar o serviço e viver uma experiência única pedalando pelas principais rotas da Cidade Maravilhosa com quem realmente entende do assunto e conhece profundamente as belezas e os melhores caminhos do Rio!

0

Artigos Relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *